• Vet Cirúrgica | 24H

Câncer de Mama em Cadelas e Gatas

Uma triste realidade atualmente é a de que tumores das glândulas mamárias ocorrem com bastante frequência em cadelas e gatas. Sejam elas de diferentes portes, idades e raças.

Neste texto discutiremos alguns detalhes para que você entenda melhor o que acontece nestes casos para que você possa ajudar melhor sua cadela ou sua gata caso ela venha a desenvolver algum tipo destes tumores futuramente.


TIPOS DE TUMORES DE MAMA E PREDISPOSIÇÕES


Existem dois tipos principais de tumores das glândulas mamárias (malignos e benignos), cada um com vários subtipos.


Apesar desta condição ser de maior comum ocorrência na população feminina, ao contrário do que muita gente pensa, tumores mamários também afetam cães machos, embora raramente. Quando um cão macho é afetado por um tumor da mama, o prognóstico geralmente é pior do que no caso das fêmeas.


Existe uma grande influência genética, e por isso algumas cadelas podem estar mais predispostas ao câncer das glândulas mamárias.


Por exemplo, Poodles do tamanho toy e miniatura, Springer Spaniels, Cocker Spaniels, Setters Ingleses, Ponteirs, Pastores Alemães, Maltêses e Yorkshire Terriers foram relacionados na literatura científica por terem um maior risco de desenvolverem tumores de mamas em comparação com outras raças.

No caso das gatas, a raça Siamês é a mais predisposta ao desenvolvimento de tumores de mama.


A idade média de comum surgimento do câncer de mama é de cerca de 10 anos, porém podendo também surgir de 1 a 15 anos de idade, e sendo bem menos comum em animais com menos de cinco anos.


Geralmente, nódulos múltiplos têm crescimento lento e cerca de metade dos pacientes têm múltiplos tumores ao invés de nódulos únicos.


Nas cadelas, cerca de metade destes tumores (50%) de mamas são do tipo benigno, que podem ser classificados como adenomas complexos, adenomas simples, fibroadenomas e papilomas ductais. A outra metade são geralmente tumores malignos que podem ser osteossarcomas, fibrossarcomas, carcinomas sólidos e adenocarcinomas císticos papilares, entre outros. E nas gatas, cerca de 85% dos tumores de mama são malignos.


DIAGNOSTICANDO UM ANIMAL COM TUMOR DE MAMA


O diagnóstico precoce é importantíssimo! Portanto esteja sempre palpando a região das mamas da sua cadela ou gata a procura de possíveis nódulos que estejam surgindo nesta região.


E se encontrar algo suspeito nos comunique imediatamente, não espere para ver se o nódulo sumirá sozinho!


Geralmente quando o animal é diagnosticado com um destes tumores, recomenda-se alguns exames básicos para a avaliação geral do animal, incluindo análise bioquímica sanguínea e hemograma. Parte do diagnóstico inclui também radiografias do tórax e do abdôme, para a procura de metástases, as quais ocorrem mais comumente nos pulmões. E também é muito recomendado o exame de citologia aspirativa para avaliação prévia do nódulo.


A cirurgia é o principal modo de tratamento. O tumor mamário e toda a cadeia mamária precisam ser removidos, e o ideal é que em seguida seja feito exame de histopatologia (biópsia) desde(s) nódulo(s) para conclusão do diagnóstico e identificação do tipo de tumor, visto que cada tipo de tumor possui um "comportamento" biológico.


Aqui na Vet Cirúrgica, contamos sempre com a opinião de um profissional oncologista veterinário, para informações adicionais e atualizadas sobre as melhores condutas em caso de tumores mamários.


PREVENÇÃO DOS TUMORES DE MAMA


Para prevenir tumores de mama, a castração antes do primeiro cio (ciclo estral) reduzirá muito o risco da sua cadela ou gata, de desenvolver tumores mamários (reduzirá tal risco para quase zero).


Se a castração for adiada até antes do segundo cio, o risco de desenvolver tumores mamários aumenta para 8%.

Se a castração for adiada até depois do segundo cio, existe um risco de 26% de desenvolver tumores mamários.


Outro fator importante para a prevenção de tumores de mama e de tumores em geral, é o controle do peso do animal, visto que a obesidade e o sobrepeso podem influenciar o surgimento de tumores. E uma dieta regular sem excessos de carboidratos e gorduras.


Assim como é recomendado para humanos, evite a oferta de alimentos industrializados e alimentos que possam conter quantidades excessivas de químicos como agrotóxicos, e evite também o contato com substâncias químicas através da pele do animal.


Outro importantíssimo causador de tumores mamários tanto em cadelas quanto em gatas, é o uso de anticoncepcionais (hormônios injetáveis), infelizmente ainda muito utilizados em quase todo o Brasil. O uso de anticoncepcionais em cadelas e gatas aumenta absurdamente as chances de tumores de mama, e por isso são extremamente contraindicados para cadelas e gatas.


PROGNÓSTICO


O prognóstico e o curso da doença variam de acordo com o tipo de tumor mamário que o cão possui (por exmplo, se o tumor é benigno ou maligno), assim como o tamanho do tumor e a presença ou ausência de metástases.


Você nunca deve ignorar um nódulo mamário, ou adotar uma atitude passiva de "esperar e ver o que acontece".


Um nódulo mamário nunca deve ser deixado no lugar e observado, pois pode metastatizar rapidamente quando aparece na sua forma maligna, espalhando-se para outras partes do corpo e tornando-se intratável antes mesmo que sua gravidade seja reconhecida.


Por isso a detecção precoce e a intervenção cirúrgica rápida são as melhores opções para nossa sucesso no tratamento nestes casos.


Se você tem mais dúvidas, ou se suspeita que seu animal possa estar com tumores de mama, faça um contato ou visite-nos para uma consulta.


Lembramos que além dos nossos clínicos disponíveis 24 horas, temos veterinário especialista em oncologia em nossa clínica (atendimentos com especialistas são feitos com horário previamente agendado).


VET CIRÚRGICA | CLÍNICA VETERINÁRIA | 24 HORAS

Estrada Francisco da Cruz Nunes, 10.082 - Itaipú - Niterói - RJ

(21) 2609 7142

FONTES: *American College of Veterinary Surgeons

*American Veterinary Association

  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon