REABILITAÇÃO

FISIOTERAPIA

     Possuímos sala de fisioterapia, esteira úmida/hidro esteira, brinquedos e equipamentos para exercícios, além de contar com a estrutura hospitalar para exames diagnóstico como raio x, ultrassom, tomografia, especialistas nas mais diversas áreas, e internação, sempre proporcionando apoio multidisciplinar e comodidade, com todas as facilidades em um mesmo lugar.

     Alguns dos nossos serviços oferecidos no setor de Reabilitação e Fisioterapia:

    Eletroestimulação FES: por meio da eletromioestimulação o aparelho promove a contração do músculo. É indicado em casos de paralisia, atrofia muscular, neuropatia ou flacidez.
    TENS: aparelho que propicia analgesia e relaxamento muscular utilizando diferentes frequências de onda.
    Hidro esteira: o animal se exercita na água, estimulando o tato e a coordenação motora com o mínimo impacto sobre as articulações. Utilizada para melhorar resistência, mobilidade, condicionamento e aumento da queima de calorias. A temperatura da água, velocidade e inclinação da esteira são determinadas de acordo com a necessidade específica do paciente.
    
     Muitos são os sintomas relacionados às doenças que necessitam de fisioterapia, um atendimento especializado é importante para um diagnóstico preciso e tratamento correto.

 

     Dentre os principais sintomas de pacientes com indicação de fisioterapia e reabilitação, encontramos: diversas paralisias, animais em recuperação pós cirúrgica, animais que ficam muito tempo deitados, dores crônicas causadas por artroses, artrites, fraturas, dores na coluna, atrofias musculares por desuso ou por doenças crônicas que levam a dificuldade de movimentação.
 

     Os cães e gatos podem apresentar uma série de sinais clínicos e dores, a fisioterapia é uma técnica de tratamento efetivo.

     As doenças mais comuns que necessitam de fisioterapia geralmente são aquelas relacionadas a ortopedia e neurologia, mas temos também a indicação de fisioterapia para perda de peso de pacientes obesos.  

     A fisioterapia também atua como terapia auxiliar em diversos casos: recuperação de cirurgias ortopédicas, cirurgias de coluna, hérnias de disco, obesidade, fraturas com correção cirúrgica com pino, placa ou fixadores externos, animais com imobilizações por longo período ou por limitações que levam a atrofias musculares.

 

     Já os pacientes com doenças neurológicas como paralisias de diversas origens, miastenia gravis, polirradiculoneurite, entre outras, também necessitam de fisioterapia e reabilitação. Já animais senis, precisam de fisioterapia como tratamento para dores crônicas decorrentes das mais diversas doenças: artrite e artrose, amputações, paralisias, atrofias musculares, tumores ou mesmo decorrentes de traumas diversos.
 

     Alguns animais idosos também utilizam a fisioterapia para auxílio nas atividades diárias. Além disso, a fisioterapia auxilia na recuperação de animais internados ou na UTI, pacientes estes que após longos períodos doentes ou em recuperação de procedimentos diversos, necessitam de auxílio na reabilitação física, no controle de dor e na recuperação de musculatura atrofiadas pelo desuso.

     A consulta com o fisioterapeuta veterinário é necessária na primeira avaliação, para sabermos do diagnóstico e se há necessidade de realização de exames. Normalmente seguido do exame físico e da avaliação do paciente, o especialista já tem como direcioná-lo para os exames mais indicados, entre eles: radiografias, tomografias, os mais diversos exames de sangue como dosagens hormonais, hemogramas e bioquímicos sanguíneos, ou até mesmo encaminhar para outra especialidade que auxiliará na recuperação do paciente.

     A associação da fisioterapia com a acupuntura potencializa ainda mais seus resultados, e a participação do proprietário também influi para a obtenção de resultados positivos mais rápidos. A avaliação clínica de cada animal é imprescindível antes do agendamento das sessões.

     O tratamento auxiliar de fisioterapia e reabilitação geralmente é realizado em sessões que acontecem a cada dois dias ou semanalmente, dependendo do diagnóstico e da indicação de reabilitação. O mais indicado é realizar várias sessões de fisioterapia que englobam exercícios que se complementam e levam à recuperação do paciente e alívio de dores.

     Nas enfermidades ortopédicas a fisioterapia veterinária trabalha o controle da dor e o aumento da amplitude dos movimentos, melhorando a força e a resistência muscular. Também auxilia na redução do tempo de consolidação óssea de fraturas, cicatrização de feridas e recuperação pós-cirúrgica.

     Nas complicações neurológicas ajuda a restabelecer a coordenação motora e o equilíbrio, além da reeducação de caminhadas, impedindo assim a evolução da atrofia muscular.

     No caso da obesidade a fisioterapia tem muitos benefícios tanto em cães como em gatos na prevenção de diabetes, doenças articulares e cardíacas. Exercícios como a hidroginástica (esteira na água) e caminhadas na esteira seca aumentam em 30% o gasto calórico do animal quando comparado com a caminhada com os donos. Associada a uma dieta controlada esses exercícios têm resultados surpreendentes com apenas 10 minutos diários.

     Nos animais idosos a fisioterapia melhora a qualidade de vida, aliviando a dor das doenças articulares, mantendo a força muscular e a amplitude de movimentos, melhorando a defecação e a micção, facilitando assim o dia a dia de seu animal.

     Atendemos encaminhamento de veterinários externos para consultas e exames complementares.

     As sessões de fisioterapia são com hora marcada. Entre em contato através de um dos telefones abaixo para saber mais:

        

         (21) 2609-7142
         (21) 3741-3101
         (21) 98583-6266

 

Clínica Veterinária Vet Cirúrgica
Estrada Francisco da Cruz Nunes, 10.082 - Itaipú - Niterói (RJ)

 

  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon